sábado, 27 de setembro de 2008

A MONALISA

Foto tirada no Louvre por Isabella Sampaio

Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. É nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.
O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo.
Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.
Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta agora no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atracção do museu.

Há várias interpretações do sorriso da Monalisa, de acordo com um estudo feito por uma Universidade da Espanha, o enigmático sorriso da Monalisa, de Leonardo da Vinci, é "uma ilusão que aparece e desaparece devido à maneira peculiar como o olho humano processa as imagens", afirma um estudo sobre os mecanismos da visão da neurobióloga Margaret Livingstone.A pesquisadora afirmou que, quando no século 16 Leonardo Da Vinci pintou a Monalisa, ele conseguiu um efeito pelo qual o sorriso desaparece quando o quadro é visto de diretamente e só reaparece quando a vista é focada em outras partes do quadro. Livingstone participou nesta manhã do Congresso Europeu de Percepção Visual (ECVP 2005), realizado na cidade de La Coruña, no noroeste da EspanhaSegundo a professora da Universidade de Harvard, o artista criou essa ilusão usando, "de maneira intuitiva", truques que agora começam a ter base científica.A teoria de Livingstone se apóia no fato de que o olho humano tem uma visão central, muito boa para reconhecer os detalhes, e outra periférica, menos precisa, mas mais adequada para perceber as sombras."Da Vinci pintou o sorriso da Monalisa usando sombras que vemos muito melhor com nossa visão periférica", afirmou.Por isso, para a Monalisa sorrindo é preciso olhar nos olhos da pintura ou qualquer outra parte do quadro, de modo que seus lábios fiquem no campo da visão periférica.
Mas na verdade o que importa que é sem dúvida a maior obra de todos os tempos, Da Vince vive!!!!

Um comentário:

ISABELA MAGALHÃES disse...

Beta gostei muito das informações q eu não conhecia, hum hoje já posso repsonder as duas perguntas do bom profissional rs. Beijuu e uma ótima semana para vc.